Pedra Azul, o requinte e sofisticação da Gramado Capixaba!


Apreciar um alto padrão de gastronomia, dormir em uma pousada ou hotel com um atendimento impecável, fazer trilhas, tirolesa, cavalgar, caminhar ao som dos pássaros com um clima super agradável ou sentar em uma varanda de um restaurante e beber um bom vinho e comer um bom queijo? Imaginou? Tem tudo isso e muito mais em Pedra Azul.

Pedra Azul é considerado uma das regiões onde há belezas naturais mágicas por possuir um dos 3 melhores climas do mundo e é a segunda maior cobertura da Mata Atlântica do país. Além disso, é um simbolo de requinte e sofisticação.

Em Pedra Azul, a gastronomia é de excelência e alto padrão, com especialidade da cozinha portuguesa, alemã, francesa e a principal, cozinha italiana, também um dos pontos mais altos da gastronomia de Pedra Azul é a forma como os chefs da região mesclam os sabores, cheiros e especiarias, que por sinal, muitas são de origem de lá.

Alguns dias atras subi as montanhas capixabas para apreciar a gastronomia e o clima, minha parada foi no Restaurante Don Due, um restaurante italiano com uma gastronomia de alto padrão localizado na Rota do Lagarto.  Ao chegar no restaurante, fui recebido com um lindo gramado e jardim, de longe avistei a aclamada e famosa cantina italiana - que há tempos queria conhecer - logo entrei e tive o enorme prazer de conhecer Fernanda Donna e o Chef Alessandro Vallino, casal proprietário do restaurante.

Don Due 

Entrada Don Due!

A minha ida ao Don Due foi regada de muita culinária boa, clima super agradável e muita felicidade - sim, felicidade por ser bem atendido e comer um prato com sabor e tempero inesquecível - Não teve entrada, pulamos direto para o prato principal. Por indicação da Fernanda, experimentei o famoso ravióli recheado com pera e queijo morbier acompanhado de um suculento e macio filé mignon. Para entender um pouco mais, ravióli surgiu na Ilha da Sicília (Itália), berço de inúmeros pratos da culinária italiana, mas além disso palavra ravióli no latim significa cheio. - R$69,00 o prato!

Ravióli de pera e queijo morbier com filé mignon!

Não parei por ai não, como um bom admirador da gastronomia me aventurei em experimentar mais um prato, dessa vez foi o Ribeye de angus - close na suculência e maciez dessa carne - acompanhado de um risoto de limão siciliano e o tradicional nhoque trufado - Fernanda disse: você vai se apaixonar. Dito e feito.

O Ribeye de angus é um corte nobre muito adorado pelos amantes de uma boa carne, por ser um corte grosso e por possuir uma pequena gordura, o ribeyes angus vem ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas brasileiras dos famosos restaurantes. Já o nhoque, uma iguaria italiana, tem como característica as inúmeras opções de sabores a ser feito, a alguns exemplos: batata e o trufado. - R$89,00 o prato!

Ribeye de angus com risoto de limão siciliano e nhoque trufado!

Depois desses 02 pratos encantadores, a famosa e simples sobremesa vem para terminar de alegrar nosso almoço. Experimentei a recheada e deliciosa taça de morango com chocolate. Os morangos estavam fresquinhos e eram de Pedra Azul mesmo. Uma sobremesa simples, porém encantadora e deliciosa para os amantes de sobremesa.

Taça de chocolate com morangos frescos by Pedra Azul!

 

Além dessa deliciosa sobremesa, há outra que eu apaixonei na primeira garfada. Brownie de chocolate com gelato de chocolate. Uau!!!

Brownie de chocolate com gelato!

Salumeria

Salumeria em um bom português significa delicatessen, que é entendido como um lugar onde é oferecido petiscos, iguarias ou mercadorias requintadas e sofisticadas. Bom, já deu para perceber que o negocio é fino demais né?! Apresento a vocês a Salumeria de Pedra Azul, fica ao lado do restaurante Don Due, um pequeno e confortável espaço regado de muitos petiscos e bebidas de alto padrão, sem contar os inúmeros produtos como, massas, azeites e chocolates importados, tudo vendido lá. O charme da Salumeria fica por conta da varadinha, local onde as pessoas costuma sentar, pedir uma boa bebida e curtir o clima - que só Pedra Azul pode nos dar.

Um pouquinho do local.

A Salumeria!

OBS: Vende picole da Cremino na Salumeria!!!

Tuia Gastronomia & Arte

Desbravando a nossa Rota do Lagarto, fui ao Tuia Gastronomia & Arte conhecer um pouco do que é vendido lá, além das lindíssimas peças da querida Rebeca Duarte, o Tuia possui um cardápio bem variado, tem desde esse delicioso chocolate quente com nutella e chantilly até uma feijoada pra lá de boa.

Chocolate quente com nutella!

A famosa feijoada da Tuia!

Um ponto importantíssimo a ser lembrado:Pedra Azul acaba de ganhar mais uma parada obrigatória!

Há algumas semanas atrás, o Instituto Jutta Batista abriu as portas da Tutte Mani, uma loja que irá vender centenas de peças em bordados que traduzem a solidariedade em forma de arte. Vale ressaltar que todos os itens à mostra são produzidos por voluntárias das associações e de grupos de apoio do Instituto Jutta Batista da Silva. Demais né?! Eu não pude conhecer a lojinha por dentro, mas pude ver por fora e está um encanto. Um projeto sonhado é um projeto realizado. Meus parabéns ao Instituto Jutta Batista da Silva, a querida Mariana Buaiz que é a atual presidente do instituto e aos demais envolvidos nesse projeto encantador. Se for a Pedra Azul, não se esqueça de parar na Tutte Mani!  "A melhor forma de amar é partilhar o bem”.

Foto: Facebook Instituto Jutta Batista da Silva!

Aos leitores dessa matéria, digo: Ir a Pedra Azul é se apaixonar cada vez mais pelo nosso estado e acreditar que somos uma das maiores potências, seja em gastronomia, turismo ou cultura, nós temos a faca e o queijo na mão. Vamos valorizar cada cantinho do nosso estado!

Espero que gostem da matéria.

Otávio Marques