Gramado, cidade riquíssima quando o assunto é gastronomia e turismo!

Falar de Gramado é como falar da Europa, desde sua arquitetura e o clima até aos pratos preparados pelos chefs possuem a pegada Europeia, mas obviamente com o toque especial do brasileiro.

Em minha visita a famosa e glamurosa Serra Gaucha, Gramado, passei 5 dias admirando e doido pra ficar mais naquela cidade, o frio, os restaurantes, o atendimento atencioso e carinhoso dos Gaúchos, os espetáculos e a magia da cidade me deixaram transtornado de amor. Visitei o máximo de lugares que consegui, fui em varias fabricas de chocolate, almocei em restaurantes com culinárias diferentes e jantei em locais encantadores.

VIX ------ > GRAMADO

Cheguei a noite em Gramado, do aeroporto até a cidade fica em torno de 2 horas. Minha primeira parada gastronômica foi no Café colonial Bela Vista. O valor por pessoa custa R$80,00 e não inclui bebidas (refrigerante, água e suco, apenas café, leite e achocolatado), os garçons levam para a sua mesa inúmeras opções de bolos (cenoura com chocolate, chocolate, bolo comum, bolo de fubá, amendoim, rocambole..), variedades em frutas (abacaxi, mamão, uva, morango..), salgados (torta de frango, croissant, salgadinho, empadinha, empadão, lombo de porco e frango à milanesa, rissole de presunto e queijo, croquete de frango, bolinha de queijo), tortas (morango, limão, Torta Dona Lira, prestígio, chocomousse, nozes..), frios (salames, presunto, queijo, picles..) e as bebidas que estavam incluídas no café colonial eram Café, leite, chocolate quente e frio e chás variados, e se você estiver com vontade de repetir é só pedir novamente ao garçom que ele traz (não ha custos para repetir).

 

Um pouco do que pedimos para trazer.

A nossa segunda parada foi no Restaurante Estação em Canela. O serviço oferecido era um self service (arroz, farofa, macarrão..) e a carne era servido no modelo rodizio (tinha tilápia, filé mignon..), tudo muito bem feito, as carnes (filé mignon) muito saborosas, o arroz estava soltinho, o spaghetti ao molho sugo uma delicia , diria que estava quase tudo perfeito.

Tilápia com spaghetti!

É claro que não ia deixar de compartilhar com vocês a noite de fondue. Entre mil opções maravilhosas de restaurantes para a noite, escolhemos o C'Est Mieux de La Foundue, um dos locais onde fui melhor atendido (eu tinha praticamente um garçom a minha disposição e olha que a casa estava cheia), o ambiente é lindo e tem alguns dias da semana musica ao vivo.

A primeira parte foi fondue de queijo com acompanhamentos (pães, polenta frita e batata cozida)

Dando saga a noite de founde: opções de carnes e 16 molhos!

 

Fechando a noite de fondue com tradicional de chocolate com 6 opções de frutas (banana, morango, abacaxi, uva, mamão e pêra).

A minha quarta parada gastronômica foi numa casa famosa e que vive com fila na porta, foi a Cantina Pastasciutta. O cardápio possui as entradas que são sopas e sugestões do dia, possui os pratos principais (80% massa) e cada prato servindo 2 pessoas, alem disso possui o "Monte o seu" escolha o molho e o tipo da massa e tem em media 10 sobremesas.

Spaghetti ao molho sugo!

Não parei por ai não, eu tinha que experimentar o hambúrguer gaúcho e então escolhi uma hamburgueria gourmet super elogiada e bem frequentada, a Me Gusta. Com um atendimento cordial, uma decoração moderna e um hambúrguer saboroso, a Me Gusta me conquistou e me deixou com gostinho de quero mais. O meu escolhido do cardápio foi o Agridoce, que é um burger 100% caseiro no ponto com um pão hiper macio e um molho espetacular (criado pela casa)

Um zoom na foto pra apaixonar!

E a viagem chega ao fim na pizzaria mais amada por todos que vão a Gramado, a Pizzaria Cara de Mau. Com um cardápio recheado com mais de 80 opções de sabores a casa proporciona um ambiente muito agradável aliado a diversão e ao ótimo atendimento dos garçons (todos com roupas de pirata). Experimentei 10 opções (4 queijos, linguiça com batata frita, salmão com cenoura, sorvete, brigadeiro, de chocolate, de picanha e de camarões com corais de fogo), a massa é super fininha e vem bastante recheio. A pizzaria trabalha com o serviço de rodizio e o valor por pessoa esta saindo por R$60,00 - vale super justo levando em consideração a inúmeras opções de sabores, o atendimento e o ambiente.

9 sabores de pizza!

Por fim, dei algumas dicas dos lugares gastronômicos que eu mais gostei em Gramado/Canela. A cidade é linda e é muito valido se programar para conhecer, principalmente no natal, época do ano que a cidade prepara o famoso Natal Luz. Em breve lançarei mais matérias sobre as fabricas de chocolate que conheci, é de aguar.